Por que parar de fumar leva ao ganho de peso?

Dia 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Combate ao Tabagismo. Quando se avalia os efeitos maléficos do fumo não há dúvidas quanto à necessidade de cessar o hábito. No entanto, há um questionamento constante quanto ao ganho de peso relacionado.

A médica endocrinologista Dra Claudia Chang, doutoranda em Endocrinologia pela USP, Coordenadora e Professora de pós-graduação em Endocrinologia do Instituto Superior de Medicina, cita algumas das razões que relacionam o ganho de peso com a decisão de parar de fumar:

“Embora o abandono do tabagismo não seja uma causa importante de obesidade (nos EUA cerca 6% causa em homens e 3% em mulheres), 75% das pessoas que param de fumar ganham peso. A média do ganho de peso é de cerca de 8kg, sendo que 13% dos que cessam podem ganhar mais de 10kg. O ganho de peso é mais comum nos primeiros 6 meses após o abandono, embora o risco permaneça por 2 anos’, segundo a endocrinologista.

E quais os mecanismos que explicam por que parar de fumar levaria ao ganho de peso?

  • Ação termogênica: a nicotina aumenta o metabolismo basal do organismo (energia que se gasta para viver) em cerca de 10%. Ou seja, mesmo que o indivíduo que acabou de parar de fumar mantenha o mesmo padrão alimentar, é possível que haja ganho de peso. A dica é aumentar a quantidade de exercício físico, elevando o gasto energético;
  • Aumento da quantidade de alimentos calóricos: a nicotina aumenta a produção de alguns neurotransmissores (substâncias que fazem a comunicação entre os neurônios), como a dopamina e serotonina, na área de prazer do cérebro, que também se elevam com alimentos mais calóricos. A dica é fazer um diário alimentar para controlar a qualidade e quantidade daquilo que se come. Além disso, é válido adotar exercícios regulares que também aumentam a quantidade de serotonina e dopamina no cérebro;
  • Paladar: sem o cigarro, as papilas gustativas aumentam a sensibilidade, fazendo com que o indivíduo note mais o sabor da comida, o que pode contribuir para um aumento no consumo dos alimentos.

A medicina dispõe de várias medicações que auxiliam no processo de cessar o tabagismo e minimizam o ganho de peso. Vale lembrar que o acompanhamento médico nesta fase é fundamental e que nada supera os benefícios de se parar de fumar.

compartilhe esse artigo

veja outros artigos

infertilidade
Endocrinologia Feminina

Infertilidade

Diferente da esterilidade, quando o casal não alcança a gravidez desejada ao fim de dois anos de vida sexual contínua sem métodos contraceptivos, a infertilidade

leia mais »

Autor do conteúdo

Drª Claudia Chang

CRM SP - 110155

Graduação em Medicina UFJF/MG
Residência em Endocrinologia UNESP
Membro Sociedade Bras. Endocrinologia(SBEM)
Doutorado(PhD)pela USP
Membro da Endocrine Society
Profª. e coordenadora da Endocrinologia ISMD

dra-claudia-chang
Open chat
Por gentileza, gostaria de agendar uma consulta com a Dra Claudia Chang.