Diabetes: O poder do Victoza

Diabetes

Sem sombras de dúvidas, a matéria sobre o victoza foi não só a mais acessada do blog, mas também a que teve o maior número de participações no modelo antigo (mais de 200!).

Mas vamos então à matéria:

Em primeiro lugar, que substância é esta?

Quando comemos, são produzidos vários hormônios. Uma classe produzida em especial se chama incretinas. Dentre as incretinas, destaca-se o GLP-1 que, em determinadas situações como no diabetes, por exemplo, tem sua secreção inapropriadamente reduzida. O victoza (liraglutida) “imitaria” este hormônio naturalmente produzido pelo organismo, mas em doses bem maiores.

Como é a ação do victoza?

O GLP-1 estimula o pâncreas a produzir a insulina pós-prandial (que vai diminuir a taxa de açúcar no sangue), reduz a secreção de outro hormônio que antagoniza a ação da insulina (glucagon) e também lentifica a motilidade gástrica, levando a um maior tempo de esvaziamento gástrico e, com isto, maior saciedade.

Para quem o victoza estaria indicado?

Pacientes com diabetes tipo 2. Estudos para uso em obesidade e até em diabetes tipo 1 estão em andamento.

E como seria a ação no peso?

Seria de várias formas. Uma ação direta no controle da fome (hipotálamo) e outra agindo na lentificação do esvaziamento do estômago, dando uma sensação maior de saciedade por mais tempo.

Todas as pessoas que usam o victoza emagrecem?

Não. Embora a maioria perca peso, até 40% das pessoas que fazem uso podem não emagrecer.

Quais os principais efeitos colaterais do victoza?

Náuseas e vômitos, por lentificar a motilidade do estômago/intestino. Além disto, observou-se maior incidência de pancreatite nos pacientes diabéticos (não se sabe ainda se isto também ocorreria em não diabéticos). Em estudo experimental com camundongos, observou-se maior formação de um tipo específico de nódulos da tireoide, mas este dado ainda não foi confirmado em humanos e nem em outros trabalhos experimentais que usaram macacos, por exemplo.

Qual o grande cuidado do uso indiscriminado que tem sido feito do victoza?

O uso indiscriminado da medicação (infelizmente, não há solicitação de receita médica para a sua compra) é muito ruim. Isto porque pessoas que não teriam indicação ou que teriam até contraindicação, estão fazendo uso. Com isto, é possível aumentar-se os efeitos colaterais e podemos até “perder” uma medicação que tem potencial uso para obesidade. Isto já aconteceu com outros remédios que eram excelentes para auxílio do controle do peso, mas o uso indiscriminado levou a suspensão dos mesmos.

compartilhe esse artigo

veja outros artigos

adrenal
Demais temas em endocrinologia

Doenças da Adrenal

Quais são os hormônios produzidos pela adrenal? Os principais hormônios formados na adrenal são o cortisol, adrenalina e outro hormônio que chamamos de aldosterona. Outros

leia mais »

Autor do conteúdo

Drª Claudia Chang

CRM SP - 110155

Graduação em Medicina UFJF/MG
Residência em Endocrinologia UNESP
Membro Sociedade Bras. Endocrinologia(SBEM)
Doutorado(PhD)pela USP
Membro da Endocrine Society
Profª. e coordenadora da Endocrinologia ISMD

dra-claudia-chang
Open chat
Por gentileza, gostaria de agendar uma consulta com a Dra Claudia Chang.