Vitamina D

vitamina-d

Além de ajudar a fixar o cálcio nos ossos, quais as outras funções da Vitamina D?

Há ação da regulação no sistema imunológico, ação anti-inflamatória, como fator antineoplásico (anticancerígeno), ação no mecanismo de sinalização da insulina, entre outras.

A vitamina D é conhecida como a vitamina do sol por ser produzida a partir da exposição da pele aos raios solares. A metabolização dela é a mesma se a pessoa apenas faz a suplementação e não toma sol?

Na suplementação por medicação, ingerimos a forma já convertida, portanto, sem necessidade da conversão solar.

Em quais alimentos de origem vegetal a vitamina D pode ser encontrada?

Nosso organismo tem muita dificuldade de absorver a vitamina D de origem vegetal.

Por que a deficiência de vitamina D está relacionada à obesidade? Qual é o mecanismo do organismo que explica isso?

Os primeiros trabalhos que demonstraram uma correlação de vitamina D e obesidade foram através da observação de que obesos apresentavam menores níveis desta vitamina. Ainda não temos a resposta se a deficiência da vitamina D seria uma consequência ou um fator contribuinte adicional para obesidade.

A deficiência da vitamina também está ligada à síndrome metabólica. O que é essa síndrome? E qual a relação dela com a vitamina D? Por que a deficiência de vitamina D está associada à resistência à insulina? O que acontece clinicamente no organismo?

A Síndrome Metabólica (anteriormente denominada síndrome X) é caracterizada pela associação de fatores de risco para doenças do coração e vasos, além de diabetes. O problema principal nesta síndrome é a chamada “resistência insulínica”. A insulina é um hormônio liberado pelo pâncreas. Em indivíduos acima do peso, a insulina passa a ter dificuldade para agir, levando o pâncreas a produzir quantidades cada vez maiores deste hormônio, o que provoca um círculo vicioso e mais ganho de peso.

Por que muitas pessoas, inclusive em países tropicais como o Brasil, estão deficientes de vitamina D? Como resolver isso?

A vitamina D tem uma íntima relação com o sol, uma vez que são justamente os raios solares que incidem em nossa pele os responsáveis pela “ativação” desta vitamina. Mas como estamos cada vez menos expostos à luz solar (dentro de um escritório ou de casa, deslocando-se de um lugar para outro em carros, ônibus, trem ou metrô) os níveis de deficiência desta vitamina têm aumentado em todo mundo, mesmo em países tropicais como o Brasil. A solução para esta deficiência seria através de um programa mais ativo de suplementação de vitamina D nos alimentos e, para isto, os órgãos públicos possuem um papel central. Nos países nórdicos europeus, por exemplo, que apresentam programa de suplementação alimentar, observamos níveis de deficiência de vitamina D muito menores que no Brasil.

A deficiência de vitamina D apresenta sintomas?

A deficiência da vitamina D não apresenta sintomas específicos, só sabemos o nível de deficiência através da dosagem laboratorial (no sangue).

compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

veja outros artigos

Autor do conteúdo

Drª Claudia Chang

CRM SP - 110155

Graduação em Medicina UFJF/MG
Residência em Endocrinologia UNESP
Membro Sociedade Bras. Endocrinologia(SBEM)
Doutorado(PhD)pela USP
Membro da Endocrine Society
Profª. e coordenadora da Endocrinologia ISMD

dra-claudia-chang
Open chat
Por gentileza, gostaria de agendar uma consulta com a Dra Claudia Chang.