ANVISA proíbe mamadeiras com Bisfenol

ANVISA proíbe mamadeiras com Bisfenol

Desde de 2012, está proibida a venda de mamadeiras ou outros utensílios para lactantes que contenham a substância Bisfenol-A (BPA). A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está baseada em estudos que apontam possíveis riscos decorrentes da exposição ao BPA.

Ainda de acordo com a Anvisa, a decisão foi baseada em estudos que indicam que a substância pode ser cancerígena e causar problemas hormonais e cardíacos, além do fato de que o sistema de eliminação da substância pelo corpo humano não é muito desenvolvido em crianças.

O Bisfenol (BPA) é um composto utilizado na fabricação de policarbonato, um tipo de resina usada na produção da maioria dos plásticos e revestimento interno de latas. Possui semelhança com o hormônio feminino (estrogênio) e da tireoide. Quando em contato com o organismo humano no período gestacional (passa da mãe para o filho pela placenta) e amamentação (passa pelo leite), o BPA fica estocado no tecido adiposo (gorduroso) por anos até causar danos à saúde, como infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, endometriose e câncer.

Algumas dicas para evitar a exposição ao bisfenol A:

  • Usar mamadeiras e utensílios de vidro ou BPA Free para os bebês;
  • Nunca esquentar alimentos no micro-ondas e evitar congelamento em recipientes de Plástico (a liberação do BPA é maior com aquecimento e resfriamento);
  • Sempre que possível, utilizar vidro, porcelana e aço inoxidável na hora de armazenar bebidas e alimentos;
  • Descartar utensílios de plástico lascados ou arranhados;
  • Caso utilize embalagens plásticas para acondicionar alimentos ou bebidas, evite aquelas que tenham os símbolos de reciclagem com números 3 e 7 no seu interior e na parte posterior da embalagem. Eles indicam que a embalagem contém ou pode conter o BPA na sua composição.

Com certeza, tal medida será de grande benefício à sociedade, diminuindo um risco grande à saúde.

compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

veja outros artigos

hipofise
Demais temas em endocrinologia

Doença da Hipófise

Como identificar as doenças da hipófise? A hipófise pode apresentar basicamente dois tipos de problema: Quando a glândula trabalha em excesso (hiperfunção) Ou quando há

leia mais »

Autor do conteúdo

Drª Claudia Chang

CRM SP - 110155

Graduação em Medicina UFJF/MG
Residência em Endocrinologia UNESP
Membro Sociedade Bras. Endocrinologia(SBEM)
Doutorado(PhD)pela USP
Membro da Endocrine Society
Profª. e coordenadora da Endocrinologia ISMD

dra-claudia-chang
Open chat
Por gentileza, gostaria de agendar uma consulta com a Dra Claudia Chang.