Doença fez gigante do MMA produzir leite: Não falava porque tinha vergonha

Doença fez gigante do MMA produzir leite: Não falava porque tinha vergonha

A acromegalia é uma doença decorrente de um tumor na glândula hipófise, que consiste no excesso de produção do hormônio do crescimento (GH). São várias as manifestações clinicas presentes, dentre elas destacam-se: aumento dos dedos dos pés e das mãos, alargamento da asa do nariz, a testa fica mais proeminente, sudorese importante, aumento do maxilar com afastamento entre os dentes. Também se observa algumas manifestações clinicas como aumento da pressão arterial e surgimento de diabetes. Alguns casos específicos, há o aumento do hormônio prolactina, podendo então ocorrer a galactorreia (saída de leite pelas mamas) tanto em mulheres como em homens. O tratamento de escolha para acromegalia é cirúrgico. Em entrevista ao Portal UOL, a endocrinologista Dra Claudia Chang comenta o caso do lutador de MMA, Antônio Silva, o Pezão. O lutador teve o diagnostico de acromegalia, para o qual precisou fazer a cirurgia para a retirada tumoral.

compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

veja outros artigos

bioimpedancia
Demais temas em endocrinologia

Bioimpedância – IMC

Imagine dois indivíduos com mesmo peso, mesma altura, mesma idade. Apesar de terem o mesmo Índice de massa corporal (IMC), possuem composições corporais completamente diferentes.

leia mais »
menopausa
Endocrinologia do envelhecimento

Menopausa

O que caracteriza a menopausa? A menopausa caracteriza-se pela queda das taxas dos hormônios sexuais na mulher. O que ocorre na menopausa? Na menopausa, há

leia mais »

Autor do conteúdo

Drª Claudia Chang

CRM SP - 110155

Graduação em Medicina UFJF/MG
Residência em Endocrinologia UNESP
Membro Sociedade Bras. Endocrinologia(SBEM)
Doutorado(PhD)pela USP
Membro da Endocrine Society
Profª. e coordenadora da Endocrinologia ISMD

dra-claudia-chang
Open chat
Por gentileza, gostaria de agendar uma consulta com a Dra Claudia Chang.